Dicas de Salta y Jujuy (informacões gerais)

As províncias de Salta e Jujuy ficam bem ao noroeste da Argentina, pertinho da Cordilheira dos Andes. Antes de viajar não conseguia entender a diferença entre as duas. Agora, se tivesse que explicar rapidamente, diria que Salta é bem gaucha, espanhola, colonial. E Jujuy é bem índia, tierra, com influencia de Bolívia e Peru.

Mas isso a gente vai ver com calma nos posts posteriores. Vou publicar várias notas, organizadas da seguinte maneira:

1. Salta Capital

2. Cafayate

3. Salta/Jujuy

4. Lagunas de Yala e Termas de Reyes

5. Purmamarca/Salinas Grandes

6. Tilcara

7. Humauhaca

QUANTO TEMPO FICAR? Para fazer uma viagem tranquila, sugiro seis dias, partindo de duas bases. A primeira em Salta, de três dias, para conhecer a Capital,  ir a Cafayate e ir a Cachi. Depois, mais três para a Quebrada de Humahuaca, ficando em Tilcara  e saindo de lá um dia para Pumamarca+Grandes Salina, outro para a cidade de Humahuaca e o terceiro em Tilcara mesmo.

Pé na estrada!

ALUGUEL DE CARRO? Sim. Sim. Sim. Essa era outra dúvida que eu tinha antes de viajar e agora recomendo fortemente. Dá para fazer os passeios em van, mas não é a mesma coisa. A gente alugou carro direto no aeroporto de Salta, mas quem quiser economizar uma diária pode alugar na cidade, no segundo dia, já que no primeiro ele não é necessário.

Ótima cama, banho quentinho e aconchego

ONDE HOSPEDAR-SE? Como íamos gastar com carro, optamos em Salta por uma hospedagem mais barata, e com muito mais carinho. E nos demos super bem. Ficamos na casa da Josefina, um moradora da cidade que aluga quartos pelo Airbnb e que nos recebeu divinamente. A história é velha conhecida: um apartamento que fica grande depois que os filhos crescem e vao morar em outro lugar.

Como ela adora viajar e conhecer gente nova, abriu as portas de casa. A diária é de U$ 30 por quarto, com café da manhã. O apê tem um quarto de casal (com uma cama tao boa que nunca conseguimos levantar antes das 9h), um segundo com duas camas e um terceiro com beliche.

Todos compartem dois banheiros. Esta semana estávamos somente nós. Tomamos café da manha juntos (com medialunas, sucos, frios, doce de leite), conversamos e trocamos muito mais informacao que em um hotel. Diez puntos. Altamente recomendavel, a tres cuadras da praca 9 de Julho.  Reservas pelo email: joguerineau@hotmail.com

DICA: Se viajarem para o Norte em alta temporada, como nós, é IMPRESCINDÍVEL fazer reserva. Caso contrários vocês vão ficar mal acomodados, pagando caro.  Tanto em Salta quanto em Jujuy as oficinas de turismo são super eficientes e buscam hotel, na hora, para quem não tem alojamento. Maravilha! 

Sugestão para ficar em alto estilo em Salta: Hostal Solar de la Plaza, com diárias a partir de 700 pesos.

Sugestão de hotel no caminho de Salta para Jujuy: Posta de Lozano. A gente ficou lá porque no primeiro dia estava absolutamente tudo lotado em Pumamarca, e gostamos muito. Fica numa cidadezinha chamada Lozano, logo depois de Jujuy. Um hotel de primeira, com restaurante ótimo e com lareira, wifi, todas as comodidades. Diária a 280 pesos. Foi porque paramos por lá que conhecemos as Lagunas de Yala e as termas.

Sugestão de hotel em Pumamarca: a gente ficou num lugar horrível, que nem vou mencionar. Mas deixo a dica deste outro, Hotel Don Faustino, super bacana. Diárias a 300 pesos para casal.

Só no balancinho

Sugestão de hotel em Tilcara: a cidade tem várias pousadas bacanas. Deixo a dica do hostel Malka, super zen, que adoramos, com cabanas e varandas para matear e admirar a cidade sem pressa. Cabana para um casal a 23o pesos.

Bora?

15 pensamentos sobre “Dicas de Salta y Jujuy (informacões gerais)

  1. Olá
    Adorei o Post. Estou mesmo pensando em conhecer essa região no inicio do ano que vem. Vou acompanhar tudo o que vc postar. Parabens pelo blog

      • Ok Gisele. Minha próxima viagem será para a Colômbia mas ano que vem (provavelmente no inicio ) vou explorar o norte da Argentina e quando chegar próximo a viagem vou trocar umas idéias com você.

  2. ¡Qué viaje espectacular! Me alegra muchísimo que hayan podido recorrer tanto. Estuve por ahí hace justo dos años… inolvidable. También yo, aunque argentina, recién estando ahí pude diferenciar Salta de Jujuy. Y coincido con vos: Jujuy es más “tierra”, más ancestral, más india. Salta más gaucha, más española también, más colonial. Dos mundos, hermosísimos ambos. Nuestro viaje fue similar: tres días en Salta y tres (creo) en Purmamarca. ¡Espero ansiosa el resto!

  3. oI Gisele, td bem? Vendo seus post sobre a região de Salta, retomei a vontade de viajar pra este lindo lugar e fazer a vigem pelo Tren nas nuvens. Estou pensando em chegar à Salta por assunção – PAraguai. Será que é viável? Vc sabe a distância entre as 2 cidades? beijos e obrigada

      • Oi Gisele,
        Eu já tinha pesquisado e pouca informação obtive. Como vc colocou o mapinha me mostrando salta Próximo ao Paraguai…foi por isso q fiz a pergunta. Sem problemas, continuarei pesquisando, se eu não achar informação…Vou por buenos aires ou córdoba!
        Obrigada por td e vamos conversando…Suas fotos estão muito boas! Bjão

  4. Não foi mencionado o TREM DAS NUVENS que chega a 4700mts parece que vai a JUJUY funciona em alguns período do ano você tem mais informações sobre este trem????
    Uilmar R Amorim

Deixe um comentário